15.10.07

A ESPERTEZA PUBLICITÁRIA

O Banco Santander anunciou recentemente a compra do ABN-Amro, que é dono do Banco Real no Brasil. E isso certamente afetará a publicidade do Real, que é vista como aquela que mais aproxima a instituição de seus clientes. Entre suas bandeiras, estão a sustentabilidade e a responsabilidade social, além da atenção à natureza, tão em voga nos dias de hoje. Há o temor entre os seguidores dessa filosofia que isso desapareça, com a aquisição pelo Santander, que com a compra se tornou o segundo maior banco privado do país.

Claro, alguns concorrentes (espertos ou oportunistas, vai saber...) estão de olho neste filão. O HSBC lançou uma campanha de conscientização ecológica. Não sei se ela surgiu antes ou depois da compra do ABN (e, por tabela, do Real) pelo Santander, mas o fato é que se trata de uma oportuna campanha de marketing para os clientes preocupados com a poluição e o aquecimento global...

O comercial (não achei nenhum link para ilustrar) é que não é lá essas coisas. Uma mulher se aproxima de seu carro estacionado diante de uma calçada. Ao mesmo tempo, no meio de uma floresta, dois lenhadores começam a cortar uma árvore. A motorista abre a porta do carro e um dos lenhadores, como se fosse um boneco de vodu, abre os braços de forma, digamos, bem esquisita. A motorista liga o carro e o rádio, que toca uma canção disco, muito presente em paradas do Orgulho Gay... Claro, o lenhador solta a franga, rebolando pra frente e pra trás simultaneamente à saída do carro de onde estava estacionado. E começa a caminhar dançando, atrás de seu apavorado colega.

Publicitário fosse, eu faria melhor. O tal carro, depois de sair do estacionamento, receberia uma violenta colisão por trás. Aí, quem ficaria apavorado seria o alegre lenhador. A patrulha do politicamente correto certamente iria chiar. Mas o comercial, certamente, faria muito sucesso, ganharia vários prêmios internacionais de publicidade e estaria consagrado como uma grandiosa e bem-humorada campanha de uma instituição financeira. Ou não.

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