16.10.07

NO BRASIL, SER RICO VIROU CRIME


Estou meio atrasado em relação a escrever sobre esse assunto, mas vou falar dele assim mesmo.

O artigo escrito pelo apresentador Luciano Huck sobre a violência urbana, depois de ter um relógio de pulso, da marca Rolex, roubado num sinal de trânsito em São Paulo (em que ele se queixava da insegurança nos nossos grandes centros e chegava a pedir pela presença de alguém como o Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite), foi interpretado por muitos como um grito "dazelite cansada" - ou seja, segundo a ótica dos críticos, ele teria que estar satisfeito por ter sobrevivido e aceitar sua sorte sem reclamar.

Assim como o direito de viver dignamente, todo brasileiro honesto, não importa se rico ou pobre, deve ter o direito de viver em segurança - e o poder público tem o dever de propiciar segurança à população, pois foi eleito para isso. Ao contrário do que muitos interpretaram, Huck não reclamava do roubo de um Rolex - afinal de contas, poderia perfeitamente comprar outro -, mas reclamava como cidadão pagador de impostos, assim como o fazia por aqueles que não tinham condições de se defender. E a sua menção ao filme Tropa de Elite - o mais novo alvo do esquerdismo à Robin Hood - apenas colaborou para aumentar o massacre ao missivista.

Mas o buraco é muito mais embaixo. O que há no Brasil da Era Lula é a satanização das elites, do enriquecimento através do esforço honesto. É a glorificação do pobrismo, ou seja, do orgulho de ser pobre, que é muito diferente de não sentir vergonha de sua pobreza. Criou-se a idéia de que todo rico é corrupto e todo pobre é uma vítima do "injusto sistema capitalista". Ou seja, ser rico parece ter virado um crime inafiançável no Brasil. Aconteceu com o movimento Cansei, capitaneado pelo empresário Dória Jr., que clama por um país mais honesto e ético, mas é interpretado como golpista pelos movimentos de esquerda pró-governistas. E está acontecendo agora com Luciano Huck.

3 comentários:

Anônimo disse...

É verdade que a reação ao artigo do Luciano Huck foi dura e, por vezes, oportunista. Mas é igualmente verdade que o discurso do "eu pago meus impostos, então foda-se o mundo" já não cola mais com a mesma facilidade.

Frodo Balseiro disse...

A reação dos que não gostaram do que o Luciano Huck escreveu, mostra o tanto de inveja e ressentimento que campeia por aí!
Na verdade, trabalhar e ser bem sucedido da raiva nos profetas do atraso da esquerda!
Como esse aí em cima!

Dani Teti disse...

assino embaixo. concordo com tudo mesmo. na minha opinião esse discurso da esquerda JÁ DEU, faz tempo que isso já deu. quem cai nisso ainda, meu pai?

bjs