29.3.08

NÃO HÁ SENSO DE HUMOR NA 'INTELLIGENTZIA' BRASILEIRA

Vocês já devem ter ouvido falar do caso em que o humorista Marcelo Madureira, do grupo Casseta & Planeta, meteu o pau na cinematografia de Glauber Rocha (assim como em todo o Cinema Novo), comparando-a com algo bem pastoso e de cheiro desagradável. Isso foi numa palestra sobre humor, realizada durante um festival de cinema no Rio, neste mês. Desnecessário dizer que vários setores culturais (notadamente aqueles que usam polpudas verbas federais para produzir seus filmes) caíram de pau, inclusive ajudando a organizar uma sessão de Deus e o Diabo na Terra do Sol como "ato de desagravo".

O episódio mostra como a intelligentzia tupiniquim não anda tendo nenhum senso de humor para encarar as críticas que costuma receber. Ela pegou nas mãos de quem está podendo (se vocês me entendem) e aderiu de vez à onda do politicamente correto, aquilo que o governo fracassadamente tentou implantar com sua infame cartilha, há três anos (será que alguém ainda se lembra?). De repente, Glauber Rocha virou alguém de quem não se pode falar mal, em hipótese alguma - um ser absolutamente inatacável. Algo que o próprio Rocha - um polemista de carteirinha - certamente repudiaria.

Aliás, os mesmos que criticam as declarações de Madureira certamente condenam o humor político (que costuma ironizar o presidente Lula) dos dias de hoje, ignorando que é o mesmo "humor contra" que vigora desde o fim do regime militar. "Meteu o pau em FHC? É assim que se faz! Meteu o pau em Lula? Cambada de direitóides reacionários!" Vejo tais reações, de forma semelhante, em textos que falam de blogs pela Internet.

Algo parecido ocorreu na época em que um quadro de humor do Fantástico "simulou" o que poderia ser a reação de brasileiros a uma hipotética invasão venezuelana ao norte do Brasil, ironizando o pouco preparo do nosso Exército para situações como essa. O PCB, Partido Comunista Brasileiro - eu nem me lembrava que aquilo ainda existia, mas enfim... - não gostou e entrou com uma ação no Ministério Público contra a Globo (leia o texto aqui). Ou seja, mais uma demonstração de que o senso de humor da esquerda é seletivo, para dizer o mínimo.

2 comentários:

Frodo Balseiro disse...

A esquerda adora humor, desde que feito com seus inimigos!
Brincou com a turminha da madraça dá pau!

Saúvo Carrapatoso disse...

Esquerdista não ri nunca, é impressionante.