30.4.09

MÉXICO, UMA NAÇÃO DE MASCARADOS



Mais que uma epidemia: a gripe suína nascida no México e espalhada por diversos países em todo o planeta paralisou o país da América do Norte. Ruas desertas, estabelecimentos fechados, pessoas com medo... O México está parado e atônito, parecendo-se com um daqueles filmes de ficção científica em que um vírus mortal ameaça a continuidade da espécie humana. As fotos de pessoas circulando pelas ruas com máscaras cirúrgicas no rosto comprovam isso.

Pior que a doença em si, porém, é o pânico causado pela desinformação. A carne de porco nada tem a ver com a doença, que fique bem claro - tanto que a OMS tenta mudar o nome da doença para A-H1N1, que não deve pegar muito... Portanto, o pessoal pode comer sua feijoada ou seu pernil tranquilamente. Fundamental é a precaução que parece faltar em grande parte dos aeroportos brasileiros. Ainda não temos casos de gripe suína aqui no Brasil, mas parece questão de tempo pra isso acontecer, visto o pouco cuidado que estamos tendo.

Um comentário:

patricia m. disse...

Sabe por que o pessoal esta tao apavorado e abate todos os porcos como por exemplo no Egito? Por causa da gripe aviária, em que os frangos eram abatidos... Nao dá, a gripe aviária ainda está muito entranhada no imaginário coletivo e o medo supera a sensatez dos fatos.