12.2.08

CAÇADA IMPLACÁVEL



Ambientado no Texas de 1980, o filme Onde os Fracos Não Têm Vez, dos irmãos Ethan e Joel Coen, mostra que um faroeste competente não precisa ser ambientado no século retrasado. Uma maleta com milhões de dólares é achada no meio de sobras de uma guerra entre traficantes, em pleno deserto texano, por um caçador - que, desde então, é implacavelmente perseguido por um esquisitão e psicótico bandido munido de uma letal espingarda de ar comprimido.

Ao mesmo tempo em que tem cenas de dar susto, o filme mostra que tem um elenco bem afinado e brilhante, com destaque para Javier Bardem, fantástico no papel do bandidão Anton Chigurh, que parece matar única e exclusivamente pelo prazer de matar - o início do filme é marcado por crimes cruéis e impactantes. Bardem, oficialmente visto como coadjuvante, aparece bem mais que o protagonista Tommy Lee Jones, no papel de um xerife à beira da aposentadoria. O único senão é o penteado à Beiçola, o pior no cinema desde aquele do Tom Hanks em O Código Da Vinci.

O filme é bem trabalhado em seu roteiro, fazendo com que, mesmo nas cenas em que quase não há ação, seja questão de tempo pra que ela apareça de maneira impressionante.

A produção, premiadíssima neste início de temporada, é vista como uma das grandes favoritas ao Oscar deste ano, em que recebeu nada menos que oito indicações: melhor filme, direção (Ethan Coen e Joel Coen), ator coadjuvante (Javier Bardem), roteiro adaptado, montagem, fotografia, mixagem sonora e edição sonora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa dica de filme. Valeu. Bjs