6.2.08

SERÁ QUE ALGUÉM VAI PARAR A BEIJA-FLOR?



Não se sabe se, algum dia, as suspeitas de manipulação do Carnaval no ano passado serão comprovadas. Não se sabe o grau de lisura dos jurados no desfile deste ano, nem se isso iria fazer alguma diferença. Mas o fato é que a Beija-Flor de Nilópolis se sagrou, mais uma vez de forma incontestável, campeã do Grupo Especial.

O bicampeonato veio com 1,3 ponto de diferença em relação ao vice-campeão Salgueiro - apenas um décimo a menos do que a diferença sobre a Grande Rio no ano passado. Mais um título tranqüilo, ainda que tenha havido algumas surpresas.

A mais agradável delas foi a Portela, que precisava mesmo dar uma incrementada na sua auto-estima, terminar em quarto lugar, fazendo com que a maior campeã do Carnaval voltasse ao Desfile das Campeãs depois de dez anos. Realmente, a agremiação de Madureira fez um belo desfile, ainda que com um tema meio óbvio para os dias de hoje.

Mas os jurados, mais uma vez, foram as "estrelas" da apuração. A Grande Rio, que parece ter um lugar previamente cativo no sábado seguinte ao desfile oficial, acabou na terceira posição, mesmo com um desfile irregular e cheio de erros. A Viradouro, com o sétimo lugar, e a Mocidade (apontada como uma das favoritas para ocupar uma das seis primeiras posições), em oitavo, ficaram de fora. O décimo lugar da Mangueira confirmou um Carnaval para ser esquecido pela verde-e-rosa. A briga contra o rebaixamento foi a mais acirrada dos últimos quatro anos, e a São Clemente de novo pagou o pato (ficou apenas sete décimos atrás da Porto da Pedra).

Merecidamente, o Império Serrano conquistou o título do Acesso, voltando ao Especial e querendo acabar com o estigma de que toda escola recém-promovida é séria candidata ao descenso.

Amanhã, a programação voltará ao normal. Mas em 2009 tem mais.

Um comentário:

Blogildo disse...

Ganhar tantas vezes assim é pra desconfiar. Sem falar que quase não há diferença entre uma escola e outra.