3.2.08

EM BUSCA DA ÚNICA VAGA NA ELITE...



...do Carnaval carioca em 2009, dez escolas entraram na Sapucaí para o desfile do Grupo de Acesso. Uma coisa é certa: as escolas impuseram um nível técnico bem superior ao do chocho desfile do ano passado, quando apenas a campeã São Clemente foi apontada como candidata digna ao acesso para o Grupo Especial. Tanto que, desta vez, três escolas surgem como favoritas ao título, com outras duas correndo por fora.

A grande favorita é, sem dúvidas, o Império Serrano (foto), que fez uma nova homenagem a Carmen Miranda, numa ótica diferente daquela campeã de 1972. Ainda que o samba-enredo não tenha agradado no disco, a canção cresceu enormemente no desfile, realizado debaixo de uma chuva torrencial. A falta de dinheiro foi compensada com muita criatividade pelos carnavalescos Márcia Lávia e Renato Lage, que também farão expediente pelo Salgueiro. A bateria imperiana (considerada por muitos a melhor do Rio) cumpriu o seu papel com brilhantismo, não deixando a peteca cair em momento algum.

Também fizeram ótimos desfiles, apesar de alguns percalços, Estácio de Sá e União da Ilha, dando-lhes esperanças de superar o favoritismo imperiano. A escola da Ilha do Governador, cuja irreverência faz muita falta para o Grupo Especial (foi rebaixada em 2001 e não subiu mais, sendo vice-campeã do Grupo de Acesso em duas oportunidades), fez um desfile empolgante reeditando o samba-enredo É Hoje, de 1982, e está nas cabeças. A Estácio fez um enredo bem original (a relação entre o homem e as previsões para o futuro) e também tem chances.

Correm por fora Caprichosos (que surpreendeu com sua garra, mesmo com um enredo claramente caça-níqueis, a cidade de Itaboraí) e Santa Cruz (outra escola que não foi ajudada pelo enredo - um paralelo entre a chegada da Família Real e a cidade de Itaguaí - e ainda teve problema em um de seus carros, em que o suporte da fantasia do destaque caiu do alto; fora isso, fez um desfile correto).

Destaques negativos do Acesso: pelo segundo ano seguido, a Rocinha levou um número de baianas inferior ao estipulado pelo regulamento; e os problemas nos desfiles de Cubango e Lins Imperial, que tiveram graves defeitos em alguns de seus carros. Estas duas últimas (cujos sambas-enredo, ironicamente, são vistos por mim como os melhores inéditos do Grupo de Acesso deste ano) são vistas como as mais fortes candidatas ao rebaixamento para o Grupo B.

Amanhã, opino sobre o primeiro dia do Grupo Especial.

Nenhum comentário: