16.2.08

A MELHOR RESPOSTA POSSÍVEL



Neste sábado, o filme Tropa de Elite, de José Padilha, ganhou o Urso de Ouro de melhor filme do Festival de Berlim - contra tudo e todos, como uma projeção apenas com legendas em alemão (quando o normal seria em inglês), o que dificultou a compreensão de muita gente, e uma crítica detonadora de um dos mais famosos críticos de cinema do mundo, Jay Weissberg, da revista norte-americana Variety, que afirmou que a produção tem um "inescapável ponto de vista da direita" e ridiculariza "quaisquer tentativas de ativismo social".

Muitos contrários ao filme, por essas bandas, certamente vibraram com a crítica, como se fosse a única que deva ser levada em consideração. Concluo que o colunista não conheça a realidade carioca retratada no filme, que às vezes obriga a atitudes extremas justificáveis (exceção feita aos excessos e às torturas, claro). Quem viu o filme e o entendeu a fundo, sabe que Tropa não toma partido dos policiais nem recomenda combater a violência com mais violência, mas apenas dá a visão de combate ao tráfico no ponto de vista dos policiais - assim como Carandiru (outro bom filme, por sinal), de Hector Babenco, retrata o massacre no complexo penitenciário paulistano, em 1992, do ponto de vista dos presos...

De minha parte, acho que o filme retrata a realidade com perfeição. Há policiais corruptos e outros incorruptíveis, ONGs e que tais que têm alianças com bandidos, jovens financiadores do tráfico ao comprar suas substâncias ilícitas. O crítico da Variety parece não ter entendido isso.

Muitos que não gostaram do filme, o viram como feito sob medida para os mais ricos e "cansados", apelidando-o de "tropa das elites". Mas o "grosso" do sucesso do filme foi nas classes mais baixas, com os DVDs piratas que vazaram alguns meses antes da estréia. Vá entender...

Para quem quiser conferir o que escrevi a respeito do filme, na época de seu lançamento oficial nos cinemas, é só ler aqui.

Um comentário:

Frodo Balseiro disse...

Daniel, para mim, entre outros males, o regime militar deixou um certo "ranço anti policial" nos brasileiros, algo assim "polícia=repressão=tortura"!
Em qualquer país (falo dos decentes)a polícia é respeitada, e a maioria sabe que sua missão é proteger a sociedade!
Polícia com "cravos vermelhos" na ponta dos fuzis, subindo nos morros debaixo de rajadas de AK-47,AR-15, granadas e metralhadoras, só é possivel na cabeça e "intelectuais" imbecis!